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Você está à frente do seu negócio?

 

por José Carlos Nepomoceno

 

 

Nas muitas conversas que tive a oportunidade de ter com proprietários de empresas pequenas ouvi muito a frase “estou trabalhando muito, mas a lucratividade da empresa está muito baixa”.

 

Infelizmente esta é uma realidade para a grande maioria dos pequenos empresários. Este fato se dá em função de um ciclo totalmente prejudicial que identifiquei na cultura dessas empresas. Este ciclo tem como característica principal quatro ações, ou a falta delas: Confiar; Delegar; Gerenciar o tempo; Obter lucro. O Proprietário muitas vezes não confia que seus funcionários realizarão suas tarefas de forma satisfatória. Não é fácil garantir o custo desejado, no prazo comprometido e na qualidade desejada pelo cliente.

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Para tudo funcionar da maneira correta se faz necessário a profissionalização do negócio, partindo do planejamento estratégico. Quando identifico esta necessidade e proponho ações neste sentido o que mais ouço é “Ah, mas planejamento estratégico é coisa para grandes empresas, eu sou muito pequeno”. Aí é que começa o engano.

 

O planejamento estratégico serve para orientar e direcionar as atividades empresariais seja qual for o tamanho da organização. Neste ciclo podemos observar o seguinte:

 

Confiar – A falta de confiança de que os funcionários realizarão suas atividades de forma correta é o primeiro fator crítico de sucesso, que levará à segunda ação necessária;

 

Delegar – Por não acreditar ou ter a confiança de que seus funcionários realizarão suas tarefas do modo desejado, muitos empresários acabam ficando muito tempo com os “olhos” para dentro da empresa. O que consequentemente gera a falta da terceira ação;

 

Gerenciar tempo – Por receito de seu negócio não “andar” sem ele, o pequeno empresário acaba se envolvendo nas atividades operacionais da empresa. Muito além do que realmente ele deveria. O que fatalmente dificulta ou impede a ação seguinte;

 

Obter lucro – O pequeno empresário por não ter tempo acaba comprometendo a saúde financeira de sua organização. Ele não consegue “olhar” para fora da empresa e observar as oportunidades que o mercado lhe oferece, e também não consegue perceber as ameaças ao seu negócio. Com isto acaba que o trabalho é muito, mas o lucro da empresa é baixo, ou inexistente.

 

O planejamento estratégico contribuirá para orientar o pequeno empresário em:

 

  • Definir para onde ele quer que sua empresa vá;
  • Conhecer a sua cadeia de valor e quais são os processos que o apoiarão na execução das tarefas de maneira disciplinada e organizada;
  • Avaliar quais são os recursos necessários para alcançar os objetivos do seu negócio;
  • Identificar e trabalhar de forma positiva os pontos fortes e fracos de sua organização, permitindo assim aproveitar de maneira eficiente as oportunidades e prever as ameaças ao negócio, dentre vários outros benefícios;
  • Gerar uma proposta real de valor para os seus clientes.

 

Não permita que o modelo de gestão da sua empresa faça com que o seu negócio seja pouco rentável. Profissionalizar a sua operação e promover o crescimento sustentável do seu negócio são imperativos se você deseja continuar no mercado.

 

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