leanconnect.png
Post Amarelo e Azul de Dia do Trabalho para Facebook.jpg

Por que as empresas recorrem ao marketing digital para sobreviver ao COVID-19

 

por José Nepomoceno

 

Nos próximos meses, as empresas se tornarão mais dependentes do que nunca em sua estratégia digital. Sem querer parecer alarmista demais, em muitos casos, será o fator decisivo para que elas superem os tempos difíceis à frente.

 

O desaparecimento quase total sem precedentes de todos os canais relacionados a eventos e conferências ao vivo e as crescentes barreiras nos negócios cara a cara representam um enorme desafio. A chave para a resiliência é o desenvolvimento de contingências para mitigar essa perda.

 

Para as empresas menores, acostumadas a conquistar novos clientes por meio de referências boca a boca ou com a força de uma reputação conquistada com muito esforço, a perda do contato presencial é um choque.

 

O digital é a melhor alternativa para encarar este momento de isolamento social. As empresas, incluindo aquelas que talvez não tivessem uma página no Facebook, por exemplo, precisarão passar para campanhas de marketing social, marketing de conteúdo, SEO e ferramentas de inteligência de mercado.


 

Obviamente, existem muitas oportunidades, se você é um fornecedor B2B em um setor que demorou a se adaptar ao marketing digital. Um fator chave na resiliência é a adaptabilidade. Se for padrão no seu setor sair e encontrar novos clientes pessoalmente antes de fazer negócios, adaptar pode significar a abertura de novos canais nas plataformas de mídia social ou na web, nas quais é possível fazer apresentações remotas, promover relacionamentos, e realizar vendas. Nos próximos meses, seus clientes em potencial estarão menos abertos à ideia de deixar você entrar pela porta e apertar a mão deles. Ninguém realmente tem ideia de quanto tempo isso vai durar e se isso levará mais tempo.

Estamos em tempos incertos, mas com o aumento do trabalho remoto e uma abordagem colaborativa, as empresas estão se voltando para os canais digitais e adotando a transformação. Observamos um pico real nas últimas semanas de empresas que desejam criar ou atualizar sites, lançar novos canais de comércio eletrônico e criar campanhas de mídia social, focadas nos trabalhadores em isolamento social.

 

Estar confinado no escritório, ou mesmo em casa, em vez de sair em visitas de vendas ou eventos, significa que os profissionais de vendas e marketing têm mais tempo para desenvolver estratégias digitais. Isso significa pesquisar onde seus clientes podem ser encontrados on-line e como diferentes abordagens e táticas podem afetar seu sucesso. Se sua organização anteriormente dedicou esforços simbólicos nos canais digitais deve ser porque, como muitas outras empresas, você construiu suas redes offline e isso sempre pareceu funcionar. Agora é a hora de rever esta estratégia. Isso pode ser tão simples quanto atualizar seu site e suas páginas sociais ou uma abordagem mais inovadora.

 

Certamente é verdade que as próximas semanas ou meses, ou por quanto tempo essa situação durar, será um momento desafiador para qualquer empresa que não esteja pronta para pensar em como substituirá as oportunidades perdidas.

 

Desde que as empresas abordem a mudança para o marketing digital estrategicamente, não há razão para que ele sirva apenas como um preenchimento de emergência, mas poderia continuar fornecendo valor a longo prazo quando o mundo voltar ao normal. E, é claro, isso tornaria as empresas mais resistentes a lidar com qualquer pandemia futura.


 

Antes de pensar em estratégias digitais, avalie a maturidade atual da sua empresa na internet. Acesse o link abaixo e faça o diagnóstico sem compromisso.